
As EFAs
As EFAs têm como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e solidário no campo através da pedagogia da alternância, onde alterna-se tempo escola e tempo comunidade, desenvolvendo aulas teóricas e práticas, e desenvolvendo seus instrumentos pedagógicos como: intervenção externas, visitas de intercâmbio .
Na década de 80 com apoio da Vice Província Franciscana da Assunção (Piaui e Maranhão), em meio a muitos processos e conflitos de terra existentes, em especial na região do Médio Mearim onde fundou-se várias EFAs e posteriormente a regional UAEFAMA.
Era tempo da queima das roças, a margem da mata virgem. “Terra devoluta” – terra do Estado em abundancia. A região do Médio Mearim atraia nordestinos que fugiam da seca. O Maranhão produzia arroz, algodão que exportava para outros estados do Nordeste. Por isso os padres orientavam “fiquem onde estão adquiram uma propriedade e registrem esta terra, construam uma casa solida”, no fim da década de 1960 durante a ditadura militar a propriedade de terra tornou se investimento de capital. De repente, engenheiros, médicos, políticos, comerciantes, industriais descobriram sua vocação de criadores. Propriedade de terra dava status, dinheiro e influencia, por causa das verbas e dos empréstimos facilmente acessíveis com condições fora da realidade.
Os lavradores sem propriedade registrada e sem reivindicar seus direitos sobre a terra trabalhada e ocupada, foram expulsos da terra com ameaças, pressão e mortes, principalmente na região do Médio Mearim. Diante de todo esse sofrimento foi evidenciada a necessidade de ofertar ao homem do campo oportunidade de lutar por seus direitos. Assim na década de 1980 o Padre Teodoro motivou um grupo de articuladores a visitarem as EFAs do Espírito Santo resultando como fruto deste intercambio a fundação da primeira EFA no Maranhão na cidade de Poção de Pedra no ano de 1984 com o passar dos anos conseguimos dar passos significativos na fundação e funcionamento de novas EFAs.
